Conheça a fantástica história de Paraty

Paraty: conheça sua fantástica história

Paraty é uma cidade localizada no estado do Rio de Janeiro, a 258 km de sua capital.

A cidade de Paraty é repleta de histórias, pois basicamente teve um papel fundamental durante toda a história do Brasil. Desde as plantações de açúcar, até as de café, o porto da cidade foi muito importante para escoar toda produção.

A história de Paraty se dá com um povoado indígena, até a chegada dos Portugueses. Contudo, o seu povoamento aconteceu somente a partir de 1630.

Paraty ganhou importância devido à sua localização, no fundo da baía de Ilha Grande.

A cidade é uma mistura de centro cultural com paraíso tropical, fazendo com que todos os turistas que passam por lá fiquem encantados.

Paraty abriga diversos eventos culturais, entre eles a famosa Festa Literária Internacional de Paraty, que ocorre desde o ano de 2003.

O turismo é hoje a principal atividade econômica de Paraty.

Centro histórico

Centro Histórico de Paraty é formado por mais ou menos 25 quarteirões pequenos e é ponto de parada obrigatório entre os turistas. Pode ser percorrido tranquilamente em um dia inteiro e sem pressa.

Impossível visitar Paraty e escapar a uma visita ao Centro Histórico! Entretanto, lá não foi sempre da forma que observamos hoje. As casas que existem foram construídas ao longo do tempo, entre os séculos XVII e XIX.

Lá é possível ter contato com muito da história do Brasil Imperial. Não tem como caminhar por ali sem imaginar como era a vida no século XVIII e se encantar com o charme da arquitetura colonial, misturada com bares, restaurantes e lojas modernas.

Conheça a fantástica história de Paraty - centro histórico

Igreja Santa Rita

A Igreja Santa Rita, que além de ser o Museu de Arte Sacra é uma das mais antigas da cidade de Paraty.

O local abriga um acervo de peças de barro, madeira e metal dos séculos XVII, XVIII, XIX, todas encontradas na cidade, em igrejas do Centro Histórico e também de áreas rurais e costeiras.

A própria igreja tem grande valor histórico para a cidade: foi construída em 1722 e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1962.

Conheça a fantástica história de Paraty - igreja santa rita

Forte Defensor Perpétuo

O Forte Defensor Perpétuo é o único Forte que ainda existe em Paraty. Chega-se a ele subindo o morro a pé em um agradável caminho cercado de mata e em poucos minutos. No percurso e já no alto do Forte, é possível ter uma linda vista da cidade e de sua Baía.

O Forte foi construído com o objetivo de proteger o escoamento do ouro da Estrada Real, bem como a produção de açúcar da região.

A construção existente no local foi construída em 1793, e abriga hoje o Museu do Forte Defensor Perpétuo onde em algumas ocasiões são apresentadas exposições sobre temas variados.

Atualmente, o museu está sob  a responsabilidade do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Conheça a fantástica história de Paraty - forte defensor perpetuo

Para conhecer melhor a história e os detalhes de Paraty, você pode fazer uma viagem com a Bessa Viagens!

POSSO AJUDAR? (11) 3804 0102 - Segunda à Sexta, das 09h as 18h

FALE CONOSCO

  Fale no Whatsapp